quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Produtos e cuidados para cabelos cacheados


Olá minhas coisas mais lindas! Que saudade que eu tava de vocês, de escrever posts, ainda não tenho como gravar vídeos, mas para não deixar minhas lindezas sem conteúdo, resolvi fazer esse post. E esse post foi feito para minhas lindas com cabelos cacheados! Admiro muito quem tem aqueles cachos sabe? Acho muito lindo. Pensando nisso, nas meninas que tem cachos e que não sabem quais produtos usar para deixar seus cachinhos hidratados e com volume controlado, que resolvi escrever para vocês, para dar aquela ajuda básica né! Lembrando que não sou expert em cabelos, quem sabe um dia eu venha a ser haha! Mas por enquanto fico nas pesquisas e de um pouco que sei sobre cabelos. Meus amores, espero muito que gostem tá! Tudo que eu faço é com muito carinho pra vocês! Agora aproveita amiga dos cachinhos lindos!

Meninas, eu não vou fazer propaganda de produto algum, apenas pesquisei produtos que sejam bons, façam o efeito desejado nos cabelos e também os deixe nutridos. Além é claro, de procurar por produtos mais acessíveis!



1º passo - Shampoo, Condicionador e Creme

Esse passo é o mais simples, o que tem que ser usado diariamente. O cabelo cacheado, além de produtos para seu tipo de cabelo específico (seco, opaco, quebradiço, frizz, oleoso, etc.), precisa também de uma linha que faça os cachos durarem mais tempo, de forma a ficar sedoso, macio, brilhante, com volume controlado, ou ainda com efeito molhado pra quem gosta.


  • Lave o cabelo pelo menos duas vezes por semana. Quem tem o cabelo cacheado pensa que é preciso lavar todos os dias, se optar por isso, tudo bem, mas não é o recomendado, pois o cabelo precisa de pelo menos um dia para produzir a oleosidade do couro cabeludo. Se você lavar todos os dias, seu cabelo tende a ficar muito seco, ou então, fazer o efeito contrário, ficar com a raíz cada vez mais oleosa. Também aplique o shampoo duas vezes na lavagem, pois na primeira vez remove a sujeira mais pesada e depois limpa mais profundamente. Não esqueça de esfregar o couro cabeludo, mas não com muita força para não machucar.
  • Use o condicionador para fechar as cutículas que foram abertas pelo shampoo. Ainda proporcionará maciez e movimento ao cabelo.
  • Para finalizar use um creme, ou um óleo reparador de pontas. Dê preferência aos cremes Leave-in, que são mais leves que os cremes normais, e não deixam seus cabelos com aspecto de sujo e pesados. Você pode optar também por pomadas modeladoras de cachos.

Os produtos que trago são produtos de marcas conhecidas e que vocês encontram facilmente.

Dove


Garnier Fructis


Yenzáh



Natura


Seda


Elsève - L'oreal Paris


Avon Techniques




2º Passo - Máscara de hidratação, nutrição e reconstrução

Meninas esses três passos sobre HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO eu falarei mais detalhadamente a vocês em outro post e vídeo tá bom?!, também ensinarei sobre como fazer esses processos, mas agora falarei brevemente sobre cada um e deixarei algumas máscaras para cabelos cacheados.

Todo cabelo, independente de ser cacheado, ou não, necessita desses três passos:

HIDRATAÇÃO - reposição da água perdida do cabelo, melhorando a maleabilidade e flexibilidade;
RECONSTRUÇÃO - reposição da queratina perdida;restabelece componentes substanciais presentes na superfície do fio;
NUTRIÇÃO - reposição dos lipídios do fio, para manter a superfície íntegra e homogênea e macia.


Um cabelo bem hidratado (falo de modo geral, não só do processo de hidratação, incluo também os outros dois processos) com certeza ficará com menos volume. Para isso você precisa analisar seu cabelo (ensinarei isso também). É necessário saber se estar seco, quebrado, com frizz, pontas duplas ou se seus cachos não andam tão definidos assim.

Cuidado porque nem tudo que está escrito na embalagem serve para um desses passos. As vezes o fabricante diz que a máscara é para hidratação, mas é para nutrição. Para isso listarei alguns componentes que cada uma tem que ter para que na hora de escolher a sua, ou as suas, não se perca. Não compre um produto sem olhar seus componentes, não é porque em uma máscara esteja escrito: Reparação do fio, que essa máscara serve mesmo para reconstruir tá bom!

Máscaras:

Hidratação

  • Proteínas do leite;
  • Vitaminas (A, B, E e por aí vai..);
  • Pantenol (D'Pantenol);
  • Proteínas do trigo;
  • Ceramidas.



Reconstrução

  • Queratina;
  • Aminoácidos.




Nutrição

  • Óleos de qualquer tipo (Coco, Argan, Ojon, Macadâmia, Azeite de oliva,etc);
  • Bambu. 



Específicas para cachos

Esses tipos de máscara, geralmente contém silicone, que é o que faz os cachos ficarem com volume controlado, aspecto sedoso, molhado e mais definidos.






Dicas:

Lembrando que esse segundo passo, de hidratar, reconstruir ou nutrir o cabelo, dependendo da necessidade, tem que ser feito pelo menos uma vez por semana. Nunca deixe de usar máscara com touca, durante a semana. Nunca use os dedos para pegar a máscara, pois ela perde seu efeito. E também nunca use uma colher de metal. Use colher de plástico ou o cabo de um pente de plástico que você não tenha colocado a mão. Para se certificar, lave o cabo do pente e seque antes de colocar no pote de creme. Vale lembrar também, que independente da máscara que for usar, sempre é bom colocar um pouco de algum tipo de óleo junto na máscara para aplicar no cabelo, você pode optar pelo que mais gostar.


Máscara caseira para os cachos:

  • Metade da polpa de um abacate e duas colheres de azeite de oliva. Misture os ingredientes e passe no cabelo lavado, evitando a raiz. Aguarde 20 minutos e enxágue.
  • Junte uma clara de ovo batida, uma colher de iogurte natural com mel e uma colher de máscara para cabelos. Misture, aplique nos fios úmidos e massageie. Depois disso, use uma touca plástica com uma toalha enrolada, por cima, por 30 minutos.

Para controlar o volume:

  • Coloque uma colher de lanolina e uma clara de ovo. Bata no liquidificador por dois minutos. A mistura deve agir por 20 minutos.
  • Use um copo de iogurte natural e cinco colheres de óleo de semente de uva. Bata no liquidificador e aplique nos cabelos secos. Use uma touca de plástico. Retire o produto após 10 minutos. A máscara pode ser usada uma vez por semana.

Para cachos com química:


  •  Amasse duas bananas e junte uma colher de mel e a máscara. Misture até ficar homogêneo. Passe no cabelo lavado e deixe agir por 20 minutos. Aplica-se uma vez por semana.


Quando estiver na praia, lave o cabelo com água de côco, pois irá repor a água perdida dos fios, além de tirar o sal.


E na hora de secar?

Um ótimo produto para manter os cachos perfeitos é o bico difusor, que você pode comprar separadamente, ou junto a um secador. Ele fará com que seu cabelo seque e não arme. Ou se preferir, deixe secá-los naturalmente.




Corte, o que fazer?

Prefira cortes mais desconstruídos, não os retos. Os cortes em V, em camadas, são as melhores opções, pois o cabelo reto tende a ficar mais volumoso, e repicado fará com que pareça ter menos cabelo. 



Meu bem, não tenha vergonha dos seus cachos, saiba que cada uma tem um tipo de cabelo diferente, e saiba valorizar o seu! Solte seus cachos!

Meus amores vocês gostaram das dicas? Eu espero que sim tá bom! Estou com muitas saudades de vocês, e graças a Deus que conseguir esse tempinho pra fazer esse post, já estava agoniada porque deixei vocês sem nada essa semana. Se gostou comenta aqui embaixo, vou adorar receber as sugestões de vocês! Um super beijo, fiquem com Deus, até a próxima coisas mais lindas! E agora Erika cansada vai se despedir rsrs. Tchau! S2


"Pois Tu, Senhor, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência". Salmos: 5, 12.

2 comentários:

  1. Oi Erika, essas dicas valiosas e essas marcas tbm servem para a turminha mirim, pois os cabelos da minha princesinha Júlia é muito cacheado e nunca fiz nada neles...... como sempre, amei seu post. Xero no ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses produtos são pra mulheres adultas, por se tratar de cabelos com quimica, ou ate naturais eles tem a fibra diferente dos cabelos de uma criança, mas essas receitas caseiras podem ser usadas na Julia sim. Depois farei um post de como cuidar dos cabelos das crianças, de todos os tipos ta bom. Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir

Muito obrigada por deixar seu comentário no blog. Em breve responderei. Beijos!