sexta-feira, 4 de abril de 2014

Qual faculdade devo fazer? - Dicas para a sua escolha profissional


Oi coisas mais lindas, tudo bem?
Meus amores, o assunto e hoje será bem diferente que o normal, pois trataremos de escolha profissional e tudo que conversarei aqui com vocês será sob o meu ponto de vista, de acordo com a minha experiência pessoal, não sou nenhuma expert no assunto, mas vamos bater um bapo de amigas ok?

Com a pressão de todo mundo, da escola, pais, amigos, enfim de todos que estão ao nosso redor, acaba que atingindo de forma significativa a nossa escolha profissional. Sabe aquela coisa de que "estou no terceiro ano e preciso fazer Enem e vestibulares, e preciso estudar que nem uma louca pra passar e daí entrar numa faculdade..." Pois é, isso não acontece só com você, ou já aconteceu, isso é muito normal, comigo também foi assim. Pra que vocês entendam, vou contar toda minha trajetória até agora em relação a minhas escolhas.
Eu estava no terceiro ano no ano de 2010, com 17 anos, e fazendo pré vestibular aos sábados e domingos, e nesse primeiro contato com o vestibular, decidi escolher Enfermagem, pois é gente! Eu realmente achava que era isso, porque eu sou do tipo de pessoa que não tem problemas com feridas e sangue, e se fosse pra cuidar de alguém, eu cuidaria numa boa, tanto é que tentei, só que a pessoa aqui nunca na vida foi boa em matemática, física e química, certo que matemática nem é específica pra esse curso, mas física e química, juntamente com biologia sim. Daí que prestei vestibular pra UFPE e não passei. Tá tudo bem, era só a primeira tentativa. E antes de terminar meu ensino medio, eu já queria começar 2011 em algum curso técnico, por isso, fui atrás de um curso e pesquisei bastante, e resolvi fazer Segurança do Trabalho, e já comecei em janeiro mesmo, foi um curso muito bom, que não me arrependo de ter feito, mas contarei outras coisas mais pra frente.



 Nesse mesmo tempo, no mês de fevereiro de 2011, comecei a fazer outro pre vestibular (Todos os pre vestibulares e inclusive minha escola, foram pela rede pública), e fiquei por alguns meses fazendo o curso pela manhã e a tarde fazendo o pre vestibular, porém chegou um tempo que o curso exigiu bem mais de mim, que eu resolvi deixar, e continuei fazendo apenas o curso. No final de 2011 prestei vestibular novamente, e dessa vez pra Direito na UFPE, e não passei, na verdade não conseguir fazer o segundo dia, por conta de um engarrafamento enorme, e por mais que eu tivesse saído cedo de casa, por 2 minutos não conseguir entrar. Isso foi frustante pra mim, vocês imaginam né?!
Então como tinha feito o Enem, no início de 2012, sempre tem o Prouni, e eu me inscrevi pra uma bolsa de Direito na AESO, e conseguir entrar com 100% e foi a maior alegria, e mesmo assim eu continuei fazendo meu curso pela manhã, e a faculdade a noite. E daí que sempre gostei de Direito, mas sabe aquela dificuldade pra entender alguns assuntos? Mas então, em outubro de 2012, eu me formei como Técnica em Segurança do Trabalho, e hoje já tenho diploma, mas esse é uma área muito difícil, não de trabalhar, mas de conseguir trabalho, pelo menos aqui onde moro sim, e por mais que existam inúmeras empresas Pernambuco afora, vi que é uma área que exige conhecimento dentro da empresa, se é que vocês me entendem? Bom eu não trabalho como técnica porque pra isso eu precisaria me dedicar somente ao trabalho, porque começa bem cedo e larga tarde, e não é isso que quero pra mim.



Mas enfim, em 2013 eu continuei apenas com a faculdade, quando estava no fim (praticamente em semana de provas), eu criei o blog (14 de junho de 2013), e pra mim foi a melhor coisa, porque como eu já falei a vocês, eu sempre amei demais maquiagem, e não só isso, mas tudo que eu lido hoje. Na faculdade, já no 4º período, as coisas começaram a complicar cada vez mais, e bem próximo a semana de provas já do 2 semestre de 2013, eu fui chamada pela coordenadora do Prouni, e ela me falou que dentro de 10 dias se não resolvesse uma documentação (é relativo a meu pai), eu perderia a bolsa, e gente eu fiquei sem chão, congelei ali sabe? E o tempo passou, eu perdi a minha bolsa, e decidir trancar a faculdade, porque eu não queria que meus pais pagassem uma coisa se nem eu mesma sabia se queria exercer, sabe aquela profissão pra sua vida? Fora que a mensalidade é surreal gente! Sem condições!



Pois então, nesse mesmo tempo, em que eu já estava passando tudo isso, eu já tava aqui com vocês no blog, já gravava vídeos, mas deixei tudo parecer normal, como se eu não tivesse com problemas nenhum (às vezes a gente tem que ser forte, ou pelo menos tentar né?), e também nesse meio tempo, eu pensei, mas pensei muito gente, sobre o que eu realmente queria pra mim. Porque eu sou formada em uma área, já fiz até o 4º período de Direito, e eu já estava com 20 anos, e bateu aquele desespero, que provavelmente algumas de vocês já sentiram. Mas eu costumo dizer e acreditar sempre, que Deus faz tudo perfeito sabe? Eu sei que nada que eu passei foi em vão, e em meio a tantos pensamentos que eu realmente disse pra mim mesma: A partir de agora vou fazer o que eu gosto, o que eu sempre tive vocação! Porque não adiante a gente querer fazer uma coisa que não tem nada a ver com a gente, com o que nosso pais querem ou porque alguém faz, aí eu tenho que fazer também, nada adianta gente, faça o que gosta!



E foi assim que abriram vagas no Sisutec e decidi fazer o curso Técnico em Estética e Cosmética na Uninassau, e desde o ano passado que estou fazendo, e amando meu curso, e como vocês sabem também, que há pouco tempo terminei meu curso de maquiadora pelo Senac, agora é oficial! rsrs. E sim eu faço um curso técnico aos 21 anos e ainda vou iniciar uma nova faculdade, porque a vida é assim, nem sempre acontece tudo como a gente quer, mas acontece na hora certa, e do jeito certo, e sabe? Eu tô muito feliz com o curso que escolhi, pretendo seguir essa área de moda e beleza que não adianta fugir, que é minha vocação mesmo! E estou amando compartilhar tudo com vocês, o blog ainda não é um trabalho pra mim, bom trabalho eu tenho e muito, mas não ganho com isso, faço por amor, e mesmo que ganhasse, continuaria fazendo por amor. E com certeza vocês saberão de todas as minhas escolhas, dos cursos que estarei fazendo, trabalhos, essas coisas, porque tenho vocês como amigas mesmo, e adoro tudo que faço pra vocês.



Bom meninas, sei que me prolonguei muito nessa minha história, mas acho que além de vocês me conhecerem, o que eu passei pode ser parecido com o que alguma de vocês também passou, ou se passar um dia, nada de desanimar, é difícil, mas as coisas sempre se acertam.

Pude perceber, que o que vai influenciar na hora da escolha de carreira além das pressões (se você se deixar levar por elas), é a questão financeira da família, às vezes alguém quer escolher uma coisa, mas a situação não deixa e tende a levar por outro lado. Até coisas que estão dando certo ou pelo menos parecem está dando certo e de repente tudo muda, como foi o meu caso.

Mas antes de tomar qualquer decisão, pense bem em quais matérias você se sai melhor, nas coisas que gosta de fazer, as profissões que você admira, suas habilidades, e vá juntando esse quebra cabeças. Esse tipo de decisão é bem importante, por isso se achar que não está preparado, vá fazer outros cursos menores, se relacione mais com amigos, converse e veja novas possibilidades, não são seus pais, amigos, ou qualquer outra pessoa que decidirá por você, isso é uma escolha somente sua, eu mesma quero seguir nessa área, mas ainda tenho receio de que curso escolher, essas coisas são difíceis mesmo, mas pense, tente e nunca tenha medo de arriscar e voltar atrás, porque precisamos errar agora pra depois acertar.

Bom meus amores, esse foi um post totalmente pessoal, mas ao mesmo tempo é um assunto onde temos muitas dúvidas, eu espero que realmente tenha ajudado vocês, e que tenham gostado desse tipo de post, pra mim é sempre bom conversar com vocês, ainda mais agora que não estou podendo gravar vídeos, passei a semana inteira com o lado esquerdo do meu rosto, bem próximo ao meu nariz, inchado, e tá inflamado. Os vídeos que coloquei pra vocês essa semana já estavam gravados, eu realmente pensei que iria melhorar, por isso não falei nada antes, mas estou me cuidando porque eu realmente preciso gravar pra vocês e fazer vídeos e resenhas bem legais.

Se você conhece alguém, uma amiga, sei lá, que esteja passando por isso, indica esse post a ela, é só compartilhar pelo Facebook, o meu desejo é ajudar. Então meninas, eu já falei muito né! E agora vou me despedir, mas antes vou desejar um fim de semana muito abençoado pra vocês tá certo! Um beijo, fiquem com Deus e até a próxima!

"Mas, se tu de madrugada buscares a Deus, e ao Todo-Poderoso pedires misericórdia; Se fores puro e reto, certamente logo despertará por ti, e restaurará a morada da tua justiça". Jó: 8, 5-6.

60 comentários:

  1. Realmente é muito difícil, mais graça a Deus q vc esta seguindo sua trajetora.

    ResponderExcluir
  2. como é ótimo saber um pouco de vc e da sua historia, força coisa mais linda.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom depoimento, muita gente passar por isso.

    ResponderExcluir
  4. Eu já era sua fã agora mais ainda.

    ResponderExcluir
  5. Como n se identifica c essa historia estou passando por isso.

    ResponderExcluir
  6. Erika acho q vc fez o certo na hora certa vejo pra vc moda o q vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faz um certo tempo q penso nesse curso, acho q esse pode ser o meu escolhido. Obg! :-)

      Excluir
  7. Eu tenho 18 anos e ainda no sei o q fazer mais essa sua historia já esta iluminado minha mente valeu.

    ResponderExcluir
  8. Q post mais legal, vc realmente ajuda muitas pessoas c isso parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Eu já vou fazer meus 22 anos e foi muito difícil saber o q fazer, agora estou terminado o curso técnico de enfermagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas coisas são bem difíceis mesmo, mas que bom que você escolheu o que quer :-)

      Excluir
  10. Simplesmente parabéns pela linda historia.

    ResponderExcluir
  11. Como é difícil saber o q escolher, hj estamos na fase de ver o q dar dinheiro e n o q gostamos, mais vejo q temos q faz o q gostamos de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, temos que fazer o que realmente gostamos.

      Excluir
  12. Estou muito feliz de ter visto esse post ne fortaleceu muito pra buscar meus objetivos. Valeu msn coisa mais linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que fico muito feliz em ter ajudado :-)

      Excluir
  13. Super bom esse post de verdade, vejo q vc no q só ajudar com beleza e sim com nossas vidas. Amei demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, meu objetivo é ajudar vcs em todos os aspectos

      Excluir
  14. Nossa q superação vc realmente merecer parabéns, super guerreira.

    ResponderExcluir
  15. Tenho 17 anos e terminado o 3°ano agora e tenho essas duvida do que fazer, são muitas coisa mais sei q vai dar tudo certo, muito obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  16. Erika como eu fique emocionada com isso tudo, porque passei tudo isso e fique me perguntando por que eu sou assim e agora vejo que não é só eu mais muitas pessoas passar por isso, Pode ter certeza que esse seu post vai ajudar muita gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ter te ajudado, um bju e vai da td certo pra vc!

      Excluir
  17. Super construtivo essa sua mensagem, vc esta de parabéns porque blogue no serve só pra beleza mais para o dia a dia. Amando demais seu blog.

    ResponderExcluir
  18. Eu quero ti dar uma dica trabalhe nessa área porque vc explica muito bem e tenho certeza q n queremos perde vc.

    ResponderExcluir
  19. Te desejo um super sucesso!!!

    ResponderExcluir
  20. Amei post na verdade amo tudo o q vc faz coisa mais linda.

    ResponderExcluir
  21. Como é difícil essa fase q passamos nas nossas vida, mais sempre achamos algo q gostamos mais, fico muito feliz de vc ter escolhido essa de nos fazer feliz e ser nossa amiga. Parabéns por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obg, eu sou muito feliz com o que faço e sei que isso é só o começo desse trabalho :-)

      Excluir
  22. Que exemplo de historia, muitas pessoas pensa em desistir logo, vc esta de parabéns Erika.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço a Deus porque Ele que me faz ser forte quando estou passando por problemas, muito obg!

      Excluir
  23. Espero que vc consiga segui em frente sem olhar pra trás. SUCESSO!

    ResponderExcluir
  24. Erika te desejo tudo de bom pra sua vida e q essa sua experiencia sirva de ajuda para muitas menias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo td de bom pra vc tbm, um bju, espero que sirva mesmo :-)

      Excluir
  25. Menina como vc mudou ao decorre da sua vida, mais sempre linda.

    ResponderExcluir
  26. PARABÉNS!!! Erika lindona, ótimo como tudo o que vc faz.

    ResponderExcluir
  27. Escolher uma profissão é realmente muito difícil é pra vida toda temos q ter certeza, vejo q vc fez uma ótima escolha, porque vc faz isso como ninguém faz parabéns.

    ResponderExcluir
  28. Vou ti parabenizar sobre o assunto abordado, isso é muito difícil de passar mais temos que lidar com as dificuldades, parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  29. Erika que post mais construtivo, você esta fazendo um lindo trabalho ajudando muita gente, continue assim porque você vai longe.

    ResponderExcluir
  30. Sim parabéns e tudo de bom pra sua escolha!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por deixar seu comentário no blog. Em breve responderei. Beijos!